Manual de Condução 3.0

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Manual de Condução 3.0

Mensagempor Wilson Santos » 17 Jun 2012, 22:19

Manual de Boa Condução

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Objetivo:

Este manual tem como objetivo orientar os pilotos que participarão dos Campeonatos Online de Automobilismo da GGT.
As orientações a seguir priorizam o jogo limpo e a competitividade seguindo as mesmas premissas das grandes
competições que temos pelo mundo do Automobilismo Virtual. Reconhecemos que não é fácil aprender a conduzir
assim, mas pedimos bom senso e sobretudo boa vontade por parte dos jogadores a tentarem se adaptar e aprender a
conduzir assim. Em nossos campeonatos, iremos buscar sempre o maior realismo possível, que não comprometa a
diversão, ou seja, com proposta de realismo dentro das possibilidades dos grupos que participam dos torneios. Este
guia pretende ajudar o jogador a obter uma "Condução Defensiva" dentro das pistas, implementando o seguinte
pensamento como norteador para o sucesso na corrida: 'Um acidente evitado pode valer mais posições se comparado
ao inconveniente de sair da pista, rodar ou ter de se recuperar com uma parada nos boxes.'

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Conceitos:

•Lealdade: Consiste na execução da condução limpa e no respeito ao adversário. Jogo limpo.

•Direção Defensiva: É a condução que prioriza acima de tudo, os carros a salvo na pista. É o pensamento que nos faz
pensar duas vezes antes de tentar uma ultrapassagem arriscada, que nos faz, após um erro grave, voltar a pista
calmamente para não causar acidentes.

•Sabedoria: Um bom piloto é aquele que conhece as regras, sabe como proceder, conhece o momento certo de atacar,
sabe como dividir uma curva, como defender sua posição e sabe o momento em que deve deixar o adversário passar a
sua frente, pois poderá tentar recuperar-se mais adiante.

•Traçado: É a linha imaginária que normalmente representa o traçado ideal para a pista. Nos games, é normalmente
representada por uma 'linha de condução', que guia o piloto. Numa situação real de corrida, não temos a linha como nos
games. O traçado pode também ser representado pela parte que encontra-se emborrachada, permitindo maior
aderência. Na grande maioria dos casos, é a melhor opção para se conduzir. Importante destacar que o traçado nunca
se aproveita de trechos de fora da pista, mesmo que estes signifiquem ganhar tempo.


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Regras e Orientações:

•Boxes: Os pilotos devem prestar atenção a entrada e saída dos boxes, procurando não dividir o trecho do pit lane com
um piloto que venha conduzindo no traçado do circuito. Esta orientação deve ser seguida também no treino
classificatório, para que não atrapalhe o piloto que está marcando uma volta veloz. No caso de corrida, em que em
alguns casos existe a possibilidade de se entrar na pista à frente de um adversário, deve-se obedecer o traçado de
saída do Pit Stop (Pit Lane), até que ele termine. Após o Pit Lane, os pilotos passam a ter condições iguais
para disputa de posição. Na entrada dos boxes, todo o traçado do Pit Lane deve ser respeitado, assim como o limite de
velocidade na parte interior dos boxes para o caso dos simuladores que deixam isto no controle do piloto.

•Retorno à pista: Em alguns casos cometeremos erros graves que nos farão "rodar", sair da pista ou espalhar. Nestes
casos, deve-se seguir basicamente a mesma orientação da saída dos boxes e estar atento à movimentação dos carros
que vem logo atrás. Estes carros tem total prioridade, restando ao piloto aguardar o momento em que poderá voltar
para a pista. No caso de seu veículo ficar dentro da pista, deve-se utilizar o bom senso, pois cada caso é um caso,
porém, a regra básica sempre dará prioridade aos veículos próximos e ao retorno seguro ao traçado.

•Retorno ao traçado: Em muitos casos, sobretudo naqueles que estamos pressionando ou sendo pressionados por um
adversário, tendemos a mudar o nosso traçado, seja buscando posição, seja defendendo-a. Em alguns destes casos
nos equivocamos e deixamos uma brecha para o adversário passar. Nestes casos é extremamente recomendável que
se tenha o bom senso e não tente consertar o traçado colocando seu carro à frente do adversário de qualquer maneira.
Deve-se aceitar o erro e jogar na defensiva, olhando o retrovisor, e julgar se é possível ou não voltar a se colocar na
frente do adversário sem causar uma batida. Este quesito é muito importante pois normalmente é o principal causador
de colisões, inclusive em situações reais de corrida com pilotos experientes, em que o sujeito que está a frente se
equivoca, o adversário que vem de trás tenta se aproveitar da brecha e leva uma "fechada" irregular de seu adversário.

•Danos no veículo: No caso de avarias no veículo que causem a lentidão do mesmo, o piloto deve conduzir pela parte
de fora do traçado ideal até a chegada aos boxes e permitir a ultrapassagem de seus adversários mais rápidos. Caso o
piloto precise abandonar a corrida, deve enconstar o carro (se puder) numa parte segura e depois acessar o menu e se
retirar da corrida. Caso o piloto decida continuar correndo com as avarias, deve obedecer as regras de condução
básicas e não aplicar o anti jogo.

•Largada: Um dos pontos mais críticos da corrida, em que normalmente ocorre o maior número de acidentes. Nada é
mais prejudicial para um piloto do que avariar o carro ou ser jogado para fora da pista. Tente a ultrapassagem apenas se
tiver certeza de que sabe o que está fazendo. Corrida não se vence na largada tampouco na primeira curva (como
diriam os mais experientes, na verdade corrida se perde na largada e na primeira curva). Obedeça a sua posição no
Grid e não abuse dos espaços visíveis. Saibe que estes espaços são os mesmos vistos por todos. A atitude de tentar
ultrapassar a todos neste ponto é considerada irresponsável e pode ser cabível de punição. Para uma largada segura
deve-se seguir algumas pequenas recomendações:(a) evite correr muito próximo aos seus adversários, possibilitando
uma manobra de emergência caso necessário;(b)respeite o ponto de frenagem de seu adversário. Neste caso procure
frear com antecedência para evitar colisões e penalizações por parte do jogo; ( c) os carros que estão no traçado e na
mesma linha ou à frente tem preferência para contornar a curva; (d) os carros que estão fora do traçado e pelo menos
meio carro à frente tem preferência sobre os demais na curva; (e) caso seja necessário dividir o traçado com um
veículo, respeite o espaço de seu adversário para que ambos possam dividir a pista. (não é permitido "espalhar" e jogar
o adversário para fora da pista). (f) caso tente ultrapassagem, saiba o que está fazendo e escolha um bom ponto de
ultrapassagem.

•Falhas do Software: Apesar de excelente, nossos simuladores não são perfeitos. Algumas falhas, entretanto podem ser
utilizadas a nosso favor e nos beneficiar nas corridas. É proibido a utilização destas falhas em benefício próprio,
inclusive, cortar caminho em alguns trechos do circuito. Seguimos a regra dos 4 pneus dentro da pista. Casos de
exceção, como a proibição ou permissão em trechos polêmicos ou dúbios serão informados pelos organizadores no
momento das provas ou no fórum. Mesmo assim, o jogador que utilizar-se de falhas não percebidas pela organização
de maneira proposital, pode ser desclassificado da prova ou punido da maneira como a organização julgar. Cabe aos
próprios jogadores a obrigação de alertar aos organizadores de possíveis pontos de falha no jogo. É uma obrigação de
todos nós.

•Durante a corrida: As mesmas regras de disputa de posição descritas no item Largada servem para a condução e para
realização de ultrapassagem durante a corrida. O não cumprimento destas recomendações pode resultar em punição.
Caberá à organização do campeonato decidir.

•Retardatário: O piloto que estiver prestes a levar uma volta de seu adversário deve ter em mente de que aquele não é
mais seu adversário. O piloto que irá ultrapassar deve esperar o momento certo para realizar a passagem e o piloto que
será ultrapassado deve facilitar a mesma. No caso de encontrarmos mais de um retardatário lutando por posições na
pista, devemos esperar o momento certo para realizar a ultrapassagem. O carro retardatário não é obrigado a ceder
posição nestes casos, entretanto não pode defender sua posição, modificando o traçado.

•Ultrapassagem: Este item merece algumas considerações especiais, a seguir: (a)estude os pontos ideias de
ultrapassagem numa pista. Faça uma análise dos pontos seguros para se tentar ultrapassar e lembre-se que terá outras
oportunidades para buscar a ultrapassagem, pois a corrida é longa e a afobação tendem a levá-lo para um acidente
muito mais do que a uma ultrapassagem bem sucedida; (b) para defender-se de uma ultrapassagem, o piloto pode
alterar seu traçado apenas UMA vez até a próxima curva do circuito. Ou seja, é proibido o zigue-zague na frente de seu
adversário; ( c) caso compartilhe um trecho da pista (assim como curvas), lado a lado com seu adversário, não ocupe
espaço a ponto de deixar seu adversário sem pista (não espalhe). É importante saber perder posição e lembrar-se de
que conduzir com a pista limpa é diferente de conduzir com um adversário próximo na luta por posições;(d) caso toque
seu adversário sem intenção na luta por posições e este venha a perder o controle do carro e consequentemente
velocidade, não o ultrapasse, caso tenha feito, devolva a posição, pelo menos até o trecho seguinte da corrida. Caso o
adversário que ocasionou o toque tome muita distância, não se deve devolver a posição, mas caso a manobra tenha
sido passível de punição, poderá ser julgada depois.; (e) Salve o replay e tire fotos sempre que puder e principalmente
quando se sentir lesado, pois pode ser a prova necessária para julgamentos e punições.
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Wilson Santos
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