[GT6] Manual definitivo para configurar conexão do PS3

[GT6] Manual definitivo para configurar conexão do PS3

Mensagempor Fernando Garrido » 04 Fev 2014, 17:34

As instruções são específicas para jogar GT6 online e ajuda a evitar lags, pilotos que não se vêem na pista, pilotos que não conseguem ver as salas de outros para entrar na corrida, quedas de conexão, instabilidades da rede, etc, etc, etc.

Começando por explicar o funcionamento dos tipos de sala (Fixa ou Não Fixa).

Propriedade de sala fixa

No modo Salas de corrida, o jogador que cria uma sala se torna proprietário dela. Ao ajustar as configurações da sala, você pode escolher se a propriedade de uma sala é fixa ou não. A escolha de propriedade de sala fixa depende da largura de banda e do tipo NAT do proprietário. Veja abaixo maiores detalhes. Para obter detalhes mais específicos sobre a largura de banda e o tipo NAT, consulte a página “Para um bom funcionamento de corridas on-line” (será explicado mais abaixo).

Propriedade de sala fixa (modelo de rede tipo estrela)

Se a propriedade da sala for fixa, a corrida será suspensa se o proprietário atual tiver problemas de conexão e sair da corrida. No entanto, no modelo de propriedade de sala fixa, uma corrida pode ser realizada desde que haja conexão entre cada jogador e o proprietário da sala. As corridas têm, portanto, menor probabilidade de serem interrompidas pelos ambientes de rede ou equipamentos de rede de jogadores individuais. (Problemas de compatibilidade com equipamentos de rede, como roteadores, ocorrerão somente entre cada jogador e o proprietário da sala.)

Esse modelo é conhecido também como rede tipo estrela. Neste modelo, o jogador que criou a sala é o proprietário, podendo hospedar até outros 15 jogadores. Se o tipo NAT de sua rede tiver sido determinado como 3, jogue em salas com propriedade fixa.

No modelo de rede tipo estrela, o proprietário da sala precisa ter uma largura de banda de rede alta. Isso significa que nem todos os jogadores podem se tornar proprietários de salas. No caso de um jogador com largura de banda baixa se tornar um proprietário de sala, os carros podem exibir sinais de movimentos não naturais nas corridas on-line.

Propriedade de sala não fixa (modelo de rede tipo trama)

Se a propriedade da sala for não fixa, a propriedade será transferida automaticamente para outro jogador, se o proprietário atual tiver problemas de conexão e sair da sala.

A propriedade de sala não fixa significa que, para que uma corrida on-line ocorra, até 16 jogadores precisam estar conectados com até 15 outros jogadores. Este tipo de rede, na qual todos os jogadores se conectam entre si é conhecido como modelo de rede tipo trama.

O modelo de rede tipo trama tem menos probabilidade de gerar atrasos (lag) em relação ao modelo de rede tipo estrela, tornando-o mais adequado para corridas de alta qualidade. No entanto, se houver problemas de compatibilidade entre o ambiente ou os equipamentos de rede de algum jogador, é mais provável que erros ocorram durante a corrida.

Há momentos em que os jogadores cujo tipo NAT de rede for determinado como 3 não poderão participar de corridas que usem o modelo de rede tipo trama.


Explicando agora o que é NAT e como seus tipos interferem na qualidade das salas.

Para um bom funcionamento de corridas on-line

O Gran Turismo 6 determinará sua largura de banda e tipo NAT com base em seu ambiente de rede. Você pode visualizar sua largura de banda e tipo NAT ao criar uma sala no modo Salas de corrida, selecionando "Configurações da sala".

A largura de banda é uma estimativa da quantidade de dados que pode ser transmitida em um determinado período de tempo. Com uma largura de banda maior, há menos atraso, e o manuseio dos carros é mais realista. O tipo NAT é uma maneira de classificar as funções de conversão de endereço IP de roteadores de banda larga, etc. Alguns tipos NAT não são adequados para corridas on-line.

O Gran Turismo 6 usa três tipos de classificação de tipo NAT:

・Tipo 1
Seu sistema PlayStation®3 é conectado diretamente à Internet. Este é o tipo NAT mais adequado para corridas on-line.

・Tipo 2
Seu sistema PlayStation®3 é conectado à Internet através de um roteador. É possível assegurar uma conexão quase equivalente a uma conexão do tipo NAT 1 usando UPnP ou encaminhamento de porta. Se o seu tipo NAT for determinado como o tipo 2, pode não ser possível participar de corridas on-line, dependendo de seu ambiente de conexão. Nesses casos, consulte as páginas "Sobre UPnP" e "Sobre encaminhamento de porta".

・Tipo 3
O tipo NAT 3 é diferente dos tipos 1 e 2. Pode não ser possível para jogadores que tiverem seu tipo NAT determinado como 3 participar de corridas on-line.
No Gran Turismo 6, jogadores que tiverem seu tipo NAT determinado como 3 passarão pelas seguintes diferenças em sua experiência com os recursos do jogo:

・Na tela Seleção de sala do modo Salas de corrida, somente salas que tiverem propriedade fixa serão exibidas.
・Ao criar uma nova sala no modo Salas de corrida, somente salas com propriedade fixa poderão ser criadas.
・A opção "Especificar número da sala" não está disponível na tela Seleção de sala no modo Salas de corrida.

Jogadores que tiverem a largura de banda determinada como "Muito baixa" ou que tiverem seu tipo NAT determinado como 3 podem ter uma experiência de corrida on-line aprimorada ajustando as configurações de sala a seguir. Consulte também as páginas "Sobre UPnP" e "Sobre encaminhamento de porta".

・Selecione uma configuração de qualidade de corrida que seja mais baixa que a configuração automática.
・Reduza o número máximo de jogadores na sala.
・Desative o bate-papo por voz.


Já deu pra ver que o NAT tipo 3 é o terror da qualidade de conexão. Aproveitando a deixa do texto, vamos ver o que é "UPnP" e "Encaminhamento de porta".

Sobre UPnP

Se sua conexão com a Internet é feita através de um roteador, você pode criar um ambiente adequando para jogar on-line ativando o UPnP. Ao ativar o UPnP, configure o UPnP em seu roteador e o ative em seu sistema PlayStation®3.

Para obter mais detalhes sobre como configurar o UPnP em seu roteador, consulte o manual de instruções de seu roteador, ou entre em contato com o fabricante do roteador.

O UPnP é configurado automaticamente no sistema PlayStation®3. Para ver o status do UPnP em seu sistema PlayStation®3, selecione "Configurações" no menu XMB™, depois "Configurações de rede" -> "Lista de configurações e status da conexão", e selecione a opção UPnP. Para ajustar a configuração do UPnP manualmente, selecione "Configurações de rede" -> "Configurações da conexão à Internet" -> "Personalizado" e selecione a opção UPnP.

Se não estiver usando UPnP, será necessário configurar o encaminhamento de porta manualmente. Consulte a página "Sobre encaminhamento de porta" para obter mais detalhes.

Sobre Encaminhamento de Porta

Os números das portas para corridas on-line do Gran Turismo 6 estão listados abaixo. No entanto, dependendo dos ambientes de rede dos outros jogadores, outras portas UDP também podem ser usadas.

TCP: 80, 443, 5223
UDP: 3478, 3479, 3658

O jogo on-line pode ser afetado negativamente se essas portas estiverem bloqueadas pelo firewall de seu roteador ou por outros meios. Nesses casos, será necessário cancelar a filtragem de pacotes de saída LAN -> WAN em seu roteador.

Se, após realizar esse passo, você ainda tiver problemas com corridas on-line enquanto conectado por um roteador, configure seu roteador para encaminhar o número da porta abaixo para o seu sistema PlayStation®3. (Para configurar o encaminhamento de porta, pode ser necessário configurar manualmente o endereço IP em seu sistema PlayStation®3. Para fazer isso, selecione "Configurações de rede" no menu XMB™ de seu sistema PlayStation®3, selecione "Configurações da conexão à internet" -> "Personalizar", e defina "Configurações de endereço IP" como "Manual").

UDP: 3658

Para obter mais detalhes sobre como configurar o encaminhamento de porta em seu roteador, consulte o manual de instruções de seu roteador, ou entre em contato com o fabricante do roteador.

Dependendo do tipo do roteador, "encaminhamento de porta" pode ser referido por outro nome, como: "mapeamento de portas", "mascaramento estático", "abertura de portas", "configurações de alteração de endereço" ou "servidor virtual". Consulte a seção sobre partidas de jogo on-line do manual de instruções de seu roteador para obter mais detalhes.


Para terminar, conselhos finais para configuração de conexão.

Maneiras de se conectar à Internet

Para aproveitar uma corrida on-line mais estável, conecte seu sistema PlayStation®3 diretamente ao modem de banda larga, em vez de conectá-lo a um roteador. (Dependendo de seu tipo de conexão, o modem de banda larga pode ser referido como "modem DSL", "modem FTTH" ou "ONU".)

Se você conectar o sistema PlayStation®3 diretamente ao modem, será necessário, primeiramente, configurar o PPPoE. Para configurar o PPPoE, selecione "Configurações" no menu XMB™ do sistema PlayStation®3 e selecione "Configurações de rede" -> "Configurações de conexão à Internet" -> "Personalizado" -> "Configuração de endereço IP". Caso não saiba seu nome de usuário ou senha do PPPoE, entre em contato com seu provedor de acesso à Internet.

Quando o sistema PlayStation®3 estiver conectado diretamente a um modem de banda larga, você não poderá utilizar seu computador ou outros dispositivos de rede enquanto participa de corridas on-line. Para usar outros dispositivos de rede durante corridas on-line, conecte o sistema PlayStation®3 à Internet através de um roteador. No entanto, alguns tipos de roteadores e algumas configurações de roteadores não permitirão que você participe de corridas on-line, e poderão ocorrer erros.

O Gran Turismo 6 permite a você conectar o sistema PlayStation®3 à Internet através de uma conexão com ou sem fio. No entanto, para obter uma experiência de corrida on-line mais estável, recomenda-se uma conexão com fio.



Fonte: http://www.gran-turismo.com/br/gt6/manual/#!/onlinerace/howtorace
Avatar do usuário
Fernando Garrido
Moderador Global
 
Mensagens: 2423
Registrado em: 18 Ago 2012, 03:14
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 340 vezes
Foi agradecido: 345 vezes

Re: [GT6] Manual definitivo para configurar conexão do PS3

Mensagempor Guilherme Pereira » 04 Fev 2014, 17:56

Aaaaah
Pensei que era um Ctrl+C e Ctrl+V do Tópico do Diogodine. Hahahahha
Avatar do usuário
Guilherme Pereira
 
Mensagens: 639
Registrado em: 01 Set 2012, 12:39
Localização: Curitiba, PR
Agradeceu: 13 vezes
Foi agradecido: 42 vezes

Re: [GT6] Manual definitivo para configurar conexão do PS3

Mensagempor Fernando Garrido » 04 Fev 2014, 18:07

Guilherme Pereira escreveu:Aaaaah
Pensei que era um Ctrl+C e Ctrl+V do Tópico do Diogodine. Hahahahha


Foi um Ctrl+C e Ctrl+V, mas do site do GT6, rs. Talvez tenha mesmo muita coisa que o Diogo já comentou lá mas como o dele era direcionado ao GT5 eu peguei este que é focado no GT6, embora o princípio seja basicamente o mesmo.
Avatar do usuário
Fernando Garrido
Moderador Global
 
Mensagens: 2423
Registrado em: 18 Ago 2012, 03:14
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 340 vezes
Foi agradecido: 345 vezes

Re: [GT6] Manual definitivo para configurar conexão do PS3

Mensagempor edson souza » 04 Fev 2014, 19:21

Desculpem eu colocar meu dedo...ops...rsrsrs.
Mas uma coisa que conta e muito é o tipo de roteador que vc usa, uma exemplo claro é quem tem o Netvirtua e usa o modem deles roteado, o modem é limitadíssimo e certamente vai comprometer sua diversão, por conta dos NAT, recomendo colocar um roteador caso tenha mais de uma equipamento o que no caso a maioria tem.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=TmWEGRjXHuc

Recomendo a Leitura:
http://www.hardware.com.br/comunidade/r ... ia/959526/

Não economize neste tipo de equipamento, afinal sua diversão e de seus amigos depende disso.

edson souza
 
Mensagens: 940
Registrado em: 14 Jan 2013, 14:49
Localização: São Paulo
Agradeceu: 58 vezes
Foi agradecido: 171 vezes


Voltar para Gran Turismo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante