[iRacing] DashMeterPRO - Instalação e Configuração

[iRacing] DashMeterPRO - Instalação e Configuração

Mensagempor Fernando Garrido » 11 Nov 2012, 00:07

Amigos,

em virtude do crescente interesse pelo iRacing e pelos gadgets que acrescentam funcionalidades e experiências ao game, venho apresentar e tentar ajudar na configuração do DashMeterPRO, um programa para Android que permite que veja na tela do seu tablet ou smartphone com esse sistema operacional informações como velocidade, RPM, marcha utilizada, tempo de volta, entre outras funcionalidades, como se fosse o painel digital de um veículo de competição real.

O que você precisa:

1. Smartphone ou tablet equipado com Android (ex. linha Galaxy S I, II, III de smartphones e Galaxy Tab 7 ou 10.1 de tablets);
2. O programa DashMeterPRO (pago) que pode ser adquirido em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sensadigit.dashmeterforiracing);
3. Plugin DashMeterCom (gratuito) que pode ser baixado em http://www.sensadigit.com/iracing/instructions;
4. Pacote Microsoft Visual C++ 2010, que pode ser baixado também em http://www.sensadigit.com/iracing/instructions
4. Rede Wi-Fi doméstica funcional.

Providenciada a lista acima, vamos por a mão na massa:

1. Instale o DashMeterPRO em seu aparelho (tablet ou smartphone). Isto é feito automaticamente pelo Google Play quando você conecta seu aparelho à internet (após a compra, claro);
2. Instale o Microsoft Visual C++ (clique duplo no instalador e siga as eventuais instruções na tela);
3. Extraia o arquivo DashMeterCom_v1_0_7.zip para a pasta de sua preferência (eu coloquei na pasta Usuário\Documentos\iRacing, mas pode ser usada qualquer pasta);
4. Conecte seu aparelho (tablet ou telefone) na sua rede Wi-Fi;
5. Execute o DashMeterPRO em seu aparelho (tablet ou telefone). De imediato aparecerá a tela de informações de velocidade, RPM etc, mas ainda não estará funcional. Aperte a tecla de Menu do seu aparelho para entrar na tela de Preferências (preferences) do aplicativo;
6. Role até o final de tela e clique em Help. Aparecerá uma janela com algumas informações e na última linha das informações (role a tela se for necessário) aparecerá o IP através do qual seu aparelho está conectado à sua rede Wi-Fi. Anote esse número (o formato deve ser algo tipo 192.168.0.000 - os números NÃO são exatamente esses, podem ser diferentes, mas devem ter esse formato de endereço IP);
7. De posse do número IP do aparelho, abra o arquivo preferences.ini localizado na pasta para onde você extraiu o arquivo DashMeterCom_v1_0_7.zip e nas linhas onde se lê "Android_IP1" e "Android_IP2" coloque o nº de IP que anotou anteriormente (respeitando o espaço após o sinal de =). Salve e feche o arquivo;
8. Verifique se seu Firewall está ativado e em caso afirmativo, verifique se está bloqueando a porta 2302. Se estiver, desbloqueie, pois é a porta utilizada por padrão pelo aplicativo;
9. Dê dois cliques no arquivo DashMeterCom.exe ANTES de entrar no iRacing (este arquivo deverá SEMPRE ser aberto para o aplicativo poder funcionar, caso contrário não funcionará), pode minimizar a janela preta que aparecerá (minimizar mas não fechar, o DashMeterPRO só funciona corretamente com ele em execução). Sugiro criar um atalho para esse arquivo no seu desktop ou outro lugar de sua melhor conveniência;
10. Acesse o iRacing normalmente, entre numa sala de treino e verifique o funcionamento do aplicativo. Assim que que clicar em Practice você já deve ser capaz de observar as informações atualizando na tela do seu aparelho, como o RPM, o gráfico de utilização dos freios e acelerador, temperaturas de água e óleo, entre outras.

Agora é só diversão. Provavelmente você terá muitas saídas de pista e rodadas por estar de olho na telinha do aparelho para ver as informações enquanto dirige até se familiarizar com a novidade, rs.

NOTA: a conexão entre o aparelho com o aplicativo e o computador também pode ser feita através de uma conexão chamada USB Tethering. Eu até consegui fazer desta forma também, mas é muito mais complicada pois desativa o wi-fi do computador quando se cria o vínculo USB, tornando-se necessária a mudança da métrica de conexão nas Propriedades de Conexão do computador para poder fazer funcionar as duas conexões simultaneamente. Confiem em mim, via Wi-Fi é muito mais prático e rápido.

Aqui em casa ficou assim. A foto está bem ruinzinha pois a câmera do meu segundo telefone não é das melhores e o smartphone estava ocupado rodando o DashMeterPRO, como podem ver (eu acho) :-D

Imagem

Postem aqui suas dúvidas, se tiverem, e terei prazer em ajudar.

Abs.
Fernando Garrido
Moderador Global

Agradeceu: 340 vezes
Foi agradecido: 345 vezes

Re: Instalação e Configuração do DashMeterPRO

Mensagempor Wilson Santos » 11 Nov 2012, 00:54

Perfeito Garrido. Muitíssimo obrigado.... :primeiro:

Ficou até fácil instalar a bagaça.... sério mesmo. muito bem explicado. :)

Para quem não sabe o que é o DashMeter, segue um videozinho de demonstração:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=DMGdVjFOnLg

Aproveitei a onda e tirei uma foto do meu. :D

Imagem

Não ficou tão ruim. ;)

Ficaria perfeito se ficasse na frente do volante, mas eu vou precisar bolar um jeito aqui... Por outro lado, como o tablet é grande... não vai ser tão ruim ficar de ladinho. rsss
Wilson Santos
Colaborador

Agradeceu: 664 vezes
Foi agradecido: 679 vezes

Mensagempor Fernando Garrido » 11 Nov 2012, 01:16

Ficou ótimo!! Fiquei feliz por ter ajudado!

Tá ligado que dá para escolher algumas configurações diferentes de cor, shift lights, informações, posicionamento, etc. É bem personalizável, como se fossem skins para o app.
Fernando Garrido
Moderador Global

Mensagempor RobsonB » 11 Nov 2012, 13:13

Muito bom, Garrido, eu não uso, mas sou amarradáço nesse tipo de coisa... ^_^
Imagem
*um blog de extras para quem não se desliga de Gran Turismo nunca.

PSN: R4-RobsonB | PSN GGT: GGT_RobsonB
Twitter @ | Facebook/ | Skype: GameOverRobsonB
RobsonB

Agradeceu: 10 vezes
Foi agradecido: 7 vezes

Mensagempor Fernando Garrido » 11 Nov 2012, 16:50

Valeu gente!

É uma pena não ter para GT5 também, né não?
Fernando Garrido
Moderador Global

Mensagempor Jarbas Munhoz » 11 Nov 2012, 17:43

Ficou mto bom garrido,
pena que ainda não tenho um smartphone,
deve ser mto legal usar ele neh.
The best time of the day, is the race time !
When the flag drops, the bullshit stop !
Jarbas Munhoz
Colaborador

Agradeceu: 5 vezes
Foi agradecido: 92 vezes

Re: DashMeterPRO - Instalação e Configuração

Mensagempor José Luiz Júnior » 05 Abr 2013, 23:38

Parabéns pelo tópico, muito show de bola esse Dashmeter

José Luiz Júnior

Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 1 vez

Re: [iRacing] DashMeterPRO - Instalação e Configuração

Mensagempor Bento Rosato » 02 Mar 2014, 02:05

Pots no meu naum funciona nem q a vaca tussa hehehehehe
Fiz todo o processo como vc explicou fora eu ja ter dado uma fuçada pela net como deveria proceder mas naum vai, outra estou pra funcionar o DashMeter no GTR2 q seria o mesmo processo de add os arquivos etc em outros jogos ....o processo rola normal sem quais quer problema mas quando entro na parte de Ip ai a coisa fica estranha.
Seguinte quando vc explica no item 6. vc fala q depois em q vc entra em Help no final da tela e tals teria q aparecer meu ip q de certa forma ja meio q estaria conectado mas no meu naum aparece e sim aparece aquele processo de de instalação e falando pra editar o arquivo PLR meio q um tutorial....oks
Mas mesmo assim naum acha ou sei lá, naum consigo estabelecer a conexão do game com o APK.
Mesmo editando no arquivo de configuração Preferences e rodando o Exe baixado e add na pasta do game

Obs estou usando um Smartphone Motorola Rzr D3.....acho q naum tem nada haver pois o android dele eh o mais atual o 4.1.2

Espero q alguém me ajude nessa guerra entre apk e tals.......o ruim disso eh q comprei o apk

Abção ;-)
Bento Rosato

Agradeceu: 1 vez

Mensagempor Fernando Garrido » 02 Mar 2014, 21:31

Parece que você está tentando utilizar o DM no jogo GTR2, estou certo? Porém o tutorial acima eu elaborei voltado para instalação e funcionamento no iRacing e por isso a forma de instalação é diferente. Isso porque existem versões diferentes do DashMeter para cada jogo, uma versão para rFactor, outra para iRacing, outra para GTR2 etc. Por isso, a primeira coisa que você deve verificar é se você comprou a versão correta do aplicativo para o jogo que você está tentando fazer funcionar, porque se você irá jogar GTR2 e comprou por engano o aplicativo versão iRacing, infelizmente não vai funcionar e você terá perdido seu dinheiro.

Supondo que você comprou e instalou no seu Razr a versão correta do aplicativo para o GTR2, esqueça os passos descritos no tutorial acima e siga este aqui:

"1. Configurando o jogo

Esta etapa normalmente não é necessária para Race07 e R3E .

- Edite o arquivo <playername>.plr localizado em: <GameFolder>\UserData\<playername>\

<playername> É o seu apelido no jogo e <GameFolder> é a pasta de instalação.

- Altere a linha:
    Write Shared Memory = "0" para Write Shared Memory = "1"

2 . Baixar DashMeterCom para GTR2 v1.0.4 (http://www.sensadigit.com/gtr2-race07/instructions/DashMeterCom%20for%20GTR2%20v1.0.4.zip?attredirects=0

3 . Extrair
- Basta descompactar para a pasta desejada.

IMPORTANTE: DashMeterCom para GTR2 precisa Microsoft Visual 2010 runtime para executar . Você pode baixá-lo aqui: http://www.google.com/url?q=http%3A%2F%2Fwww.microsoft.com%2Fdownload%2Fen%2Fconfirmation.aspx%3Fid%3D5555&sa=D&sntz=1&usg=AFrqEzdp7gsMYg3SPC9qJechTtbzAtl3Og.

4 . Configurando o DashMeter

- Ligue o Wi-Fi no seu telefone e conecte-o à sua rede doméstica.

- Edite o arquivo "preferences.ini" e digite o endereço IP do seu dispositivo Android .
Se o telefone estiver conectado corretamente, seu IP é mostrado no menu de preferências de DashMeterPRO , clique em "Help".

(Opcional) Certifique-se o Firewall do Windows não está bloqueando a porta 2302 . Se você alterar o número da porta em "preferences.ini" você tem que fazer o mesmo em DashMeterPRO .

5 . Inicie o DashMeterCom para GTR2.exe
"

Fonte: http://www.sensadigit.com/gtr2-race07/instructions

Espero que isto te ajude, se ainda tiver problemas volta aí que a gente analisa novamente o caso.

Um abraço!
Fernando Garrido
Moderador Global

Mensagempor Bento Rosato » 05 Mar 2014, 03:09

JFMGARRIDO escreveu:Parece que você está tentando utilizar o DM no jogo GTR2, estou certo? Porém o tutorial acima eu elaborei voltado para instalação e funcionamento no iRacing e por isso a forma de instalação é diferente. Isso porque existem versões diferentes do DashMeter para cada jogo, uma versão para rFactor, outra para iRacing, outra para GTR2 etc. Por isso, a primeira coisa que você deve verificar é se você comprou a versão correta do aplicativo para o jogo que você está tentando fazer funcionar, porque se você irá jogar GTR2 e comprou por engano o aplicativo versão iRacing, infelizmente não vai funcionar e você terá perdido seu dinheiro.

Supondo que você comprou e instalou no seu Razr a versão correta do aplicativo para o GTR2, esqueça os passos descritos no tutorial acima e siga este aqui:

"1. Configurando o jogo

Esta etapa normalmente não é necessária para Race07 e R3E .

- Edite o arquivo <playername>.plr localizado em: <GameFolder>\UserData\<playername>\

<playername> É o seu apelido no jogo e <GameFolder> é a pasta de instalação.

- Altere a linha:
    Write Shared Memory = "0" para Write Shared Memory = "1"

2 . Baixar DashMeterCom para GTR2 v1.0.4 (http://www.sensadigit.com/gtr2-race07/instructions/DashMeterCom%20for%20GTR2%20v1.0.4.zip?attredirects=0

3 . Extrair
- Basta descompactar para a pasta desejada.

IMPORTANTE: DashMeterCom para GTR2 precisa Microsoft Visual 2010 runtime para executar . Você pode baixá-lo aqui: http://www.google.com/url?q=http%3A%2F%2Fwww.microsoft.com%2Fdownload%2Fen%2Fconfirmation.aspx%3Fid%3D5555&sa=D&sntz=1&usg=AFrqEzdp7gsMYg3SPC9qJechTtbzAtl3Og.

4 . Configurando o DashMeter

- Ligue o Wi-Fi no seu telefone e conecte-o à sua rede doméstica.

- Edite o arquivo "preferences.ini" e digite o endereço IP do seu dispositivo Android .
Se o telefone estiver conectado corretamente, seu IP é mostrado no menu de preferências de DashMeterPRO , clique em "Help".

(Opcional) Certifique-se o Firewall do Windows não está bloqueando a porta 2302 . Se você alterar o número da porta em "preferences.ini" você tem que fazer o mesmo em DashMeterPRO .

5 . Inicie o DashMeterCom para GTR2.exe
"

Fonte: http://www.sensadigit.com/gtr2-race07/instructions

Espero que isto te ajude, se ainda tiver problemas volta aí que a gente analisa novamente o caso.

Um abraço!

Opa Valew pela resposta :palmas:

Mas ae q está o lance sei q tem um pra cada jogo e tals justamente baixei especifico pro GTR2 q seria o GTRx e o Apk pra o GTRx q eh o q está no aparelho Cel e mesmo assim naum abre (quer dizer, abrir o apk abre normal até editei ja o set up, o GUI) mas funcionar naum.
Será q estou pecando na parte dos IPs.
O processo q vc me explicou foi exatamente igual q fiz
Pq de certa forma eu tenho 2 ips (sou leigo no assunto oks??):paulada:
Dando um CMD ip config ele me gera um ip oks? q seria meu ip privado e na net ex site meu ip, ele gera meu ip publico oks??
Bom...Ja no Cel faço o mesmo processo ex na parte de conf do Wifi ele me da um outro iP diferente q de certa forma seria a mesma conecção tanto do Pc quanto do Cel Mesma WiFi.
Então irei dar um exemplo:

Meu Ip Privado PC = 192.168.0.22
Meu Ip Publico PC = 186.224.12.32
Meu Ip Cel Ip Privado 192.168.0.23
Meu Ip Cel Publico 186.224.12.32

Quando entro no Help do Apk em preferences la me da esse 192.168.0.23
Qual dele add no Preference.ini seria esse 192.168.0.23 Certo??
Se for isso oka mas never de funcionar :doidao:
Bento Rosato

Agradeceu: 1 vez

Próximo

Voltar para iR - Plugins e Aplicativos