em virtude do crescente interesse pelo iRacing e pelos gadgets que acrescentam funcionalidades e experiências ao game, venho apresentar e tentar ajudar na configuração do DashMeterPRO, um programa para Android que permite que veja na tela do seu tablet ou smartphone com esse sistema operacional informações como velocidade, RPM, marcha utilizada, tempo de volta, entre outras funcionalidades, como se fosse o painel digital de um veículo de competição real.
O que você precisa:
1. Smartphone ou tablet equipado com Android (ex. linha Galaxy S I, II, III de smartphones e Galaxy Tab 7 ou 10.1 de tablets);
2. O programa DashMeterPRO (pago) que pode ser adquirido em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sensadigit.dashmeterforiracing);
3. Plugin DashMeterCom (gratuito) que pode ser baixado em http://www.sensadigit.com/iracing/instructions;
4. Pacote Microsoft Visual C++ 2010, que pode ser baixado também em http://www.sensadigit.com/iracing/instructions
4. Rede Wi-Fi doméstica funcional.
Providenciada a lista acima, vamos por a mão na massa:
1. Instale o DashMeterPRO em seu aparelho (tablet ou smartphone). Isto é feito automaticamente pelo Google Play quando você conecta seu aparelho à internet (após a compra, claro);
2. Instale o Microsoft Visual C++ (clique duplo no instalador e siga as eventuais instruções na tela);
3. Extraia o arquivo DashMeterCom_v1_0_7.zip para a pasta de sua preferência (eu coloquei na pasta Usuário\Documentos\iRacing, mas pode ser usada qualquer pasta);
4. Conecte seu aparelho (tablet ou telefone) na sua rede Wi-Fi;
5. Execute o DashMeterPRO em seu aparelho (tablet ou telefone). De imediato aparecerá a tela de informações de velocidade, RPM etc, mas ainda não estará funcional. Aperte a tecla de Menu do seu aparelho para entrar na tela de Preferências (preferences) do aplicativo;
6. Role até o final de tela e clique em Help. Aparecerá uma janela com algumas informações e na última linha das informações (role a tela se for necessário) aparecerá o IP através do qual seu aparelho está conectado à sua rede Wi-Fi. Anote esse número (o formato deve ser algo tipo 192.168.0.000 - os números NÃO são exatamente esses, podem ser diferentes, mas devem ter esse formato de endereço IP);
7. De posse do número IP do aparelho, abra o arquivo preferences.ini localizado na pasta para onde você extraiu o arquivo DashMeterCom_v1_0_7.zip e nas linhas onde se lê "Android_IP1" e "Android_IP2" coloque o nº de IP que anotou anteriormente (respeitando o espaço após o sinal de =). Salve e feche o arquivo;
8. Verifique se seu Firewall está ativado e em caso afirmativo, verifique se está bloqueando a porta 2302. Se estiver, desbloqueie, pois é a porta utilizada por padrão pelo aplicativo;
9. Dê dois cliques no arquivo DashMeterCom.exe ANTES de entrar no iRacing (este arquivo deverá SEMPRE ser aberto para o aplicativo poder funcionar, caso contrário não funcionará), pode minimizar a janela preta que aparecerá (minimizar mas não fechar, o DashMeterPRO só funciona corretamente com ele em execução). Sugiro criar um atalho para esse arquivo no seu desktop ou outro lugar de sua melhor conveniência;
10. Acesse o iRacing normalmente, entre numa sala de treino e verifique o funcionamento do aplicativo. Assim que que clicar em Practice você já deve ser capaz de observar as informações atualizando na tela do seu aparelho, como o RPM, o gráfico de utilização dos freios e acelerador, temperaturas de água e óleo, entre outras.
Agora é só diversão. Provavelmente você terá muitas saídas de pista e rodadas por estar de olho na telinha do aparelho para ver as informações enquanto dirige até se familiarizar com a novidade, rs.
NOTA: a conexão entre o aparelho com o aplicativo e o computador também pode ser feita através de uma conexão chamada USB Tethering. Eu até consegui fazer desta forma também, mas é muito mais complicada pois desativa o wi-fi do computador quando se cria o vínculo USB, tornando-se necessária a mudança da métrica de conexão nas Propriedades de Conexão do computador para poder fazer funcionar as duas conexões simultaneamente. Confiem em mim, via Wi-Fi é muito mais prático e rápido.
Aqui em casa ficou assim. A foto está bem ruinzinha pois a câmera do meu segundo telefone não é das melhores e o smartphone estava ocupado rodando o DashMeterPRO, como podem ver (eu acho)

Postem aqui suas dúvidas, se tiverem, e terei prazer em ajudar.
Abs.