[rFactor 2] Dicas para melhoria de performance/benchmarks

[rFactor 2] Dicas para melhoria de performance/benchmarks

Mensagempor Fernando Garrido » 04 Out 2014, 14:20

Traduzido dos posts do fórum oficial da ISI: http://isiforums.net/f/showthread.php/21983-Live-Performance-Benchmarking-Comparison-for-rFactor-2 e http://isiforums.net/f/showthread.php/22009-Massive-FPS-gains-in-rf2-using-PCI-e-3-0-x16-with-higher-end-cards%21


Antes de entrar nos detalhes do benchmarking, algo que todo mundo precisa saber e fazer (se possível) é ter certeza de sua placa de vídeo está sendo executado em modo PCI-e x16 3.0 na sua placa-mãe. Temos presenciado previamente diferenças de desempenho com as mesmas placas gráficas em diferentes sistemas do usuário ao executar rFactor 2 e agora sabemos que é devido a alguns sistemas de usuários que executam a sua placa gráfica em modo PCI-E 2.0 x16 ou PCI-E 3.0 x8 (ou até menos). Crédito enorme e graças a (usuário) TechAde para descobrir isso!

Coisas que você precisa saber, para os usuários da Intel, é que PCI-e 3.0 só pode ser ativado se a) sua MOBO suporta (o que deveria ser padrão agora) e b) você tem uma terceira geração (ou superior) do CPU Intel Core (por exemplo, i5 / i7-3000 / 4000 series). Mas também não é bom o suficiente apenas rodar em PCI-e 3.0. Ele também tem que ser PCI-E 3.0 x16. O motivo é que PCI-E 3.0 x8 tem a mesma largura de banda PCI-E 2.0 x16 e se sua placa gráfica está sendo limitado no rF2 pelo PCI-E 2.0 x16, também será no x8 3.0.

Além disso, como informa TechAde: "A fim de permitir PCI-e 3.0 no Sandybridge-E / X79 que você precisa para executar uma ferramenta da NVIDIA, disponível aqui: http://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/3135/~/geforce-gen3-support-on-x79-platform”. E além de que, de acordo com Spinelli: "Todos os IB-E e SB-E CPUs que usam placas-mãe X79 e placas-mãe X79 bem como todas as motherboards X79 e todos os IB-E CPUs, vem com PCI-E 3.0." Dos OEM, "é apenas os CPUs SB-E que precisam da atualização do registro porque CPUs só com SB-E não vem com PCI-E 3.0 OEM."

A partir da pesquisa que fiz, parece que as CPUs AMD atualmente não suportam PCI-E 3.0, o que significa que se você tiver uma placa de vídeo rápida o suficiente que se beneficiaria com PCI-E 3.0 x16 no rFactor 2 e se você tem um processador AMD, então é altamente improvável que você será capaz de habilitar o PCI-E 3.0. Desculpe.

Eu tenho um i5-2500k e embora a minha mobo suporte PCI-e 3.0, eu simplesmente não posso habilitar o recurso. O problema é que o PCI-e está integrado no próprio processador e qualquer coisa abaixo de 3 ª geração Intel Core só tem suporte PCI-e 2.0 integrado neles. É chato, mas é o que é.

Antes mesmo de olhar para o valor de referência abaixo, por favor, verifique se seu sistema está sendo executado em PCI-e modo 3.0 ou então você está em alto risco de perder pelo menos 16% de desempenho (se não mais).

Você pode fazê-lo baixando GPU-Z e verificar o "Bus Interface". Aqui está uma figura aleatória puxada a partir da Internet mostrando o que GPU-Z informa quando a sua placa gráfica é de fato executado em PCI-e x16 3.0 modo.

Link para download do GPU-Z: GPU-Z download

Imagem


Uma observação final, porém, é que nem todas as placas gráficas irão beneficiar de PCI-E 3.0 x16 contra PCI-E 3.0 x8 ou PCI-E 2.0 x16 ou inferior. Eu não tenho nenhum meio de facilmente ser capaz de dizer se sua placa irá se beneficiar com ela ou não, mas se ela está entre 1-2 anos de idade e é um cartão high-end eu apostaria que seja muito possível. Você não pode olhar para outros jogos para benchmark se ele é necessário ou não, porque cada jogo (e benchmark) têm diferentes requisitos de hardware. Alguns jogos/benchmarks irão rodar do mesmo modo com ou sem PCI-E 3.0 x16, no entanto o rFactor 2 tem benefícios reais se você possui uma VGA poderosa o suficiente. Como exemplo, a nova GTX 970 placa cai 13% fps de desempenho ao usar PCI-E 2.0 x16 ao invés de PCI-E 3.0 x16.

Quanto melhor a sua placa gráfica, maior a perda de desempenho, isso está claro. O que eu posso dizer como referência é que a minha GTX 970 sofria um gargalo por PCI-E 2.0 x16 que reduziu o desempenho em 12% usando o benchmarking. Se a sua placa tem um desempenho melhor do que uma GTX 970, você certamente não quer executar nada a menos do que PCI-E 3.0 x16. Algumas VGA ainda menos potentes do que a minha GTX 970 também serão beneficiadas, mas até o momento não temos certeza exatamente onde é o ponto de corte de benefício de usar PCI-E 3.0 x16 ao invés da PCI-E 3.0 x8 ou PCI-E 2.0 x16 é. Espero que tenha a resposta em breve sobre isso.

rFactor 2 é o primeiro jogo/sim que eu usei onde eu tenho observado um benefício real do PCI-e 3.0. Acho que já era hora.

Feita a constatação do desempenho da Bus Interface, hora de realizar os testes (benchmark)

O que é necessário:
- rFactor 2 (pode ser a versão Demo)
- Honda Civic 1.07
- Silverstone 1.14
- Fraps: http://www.fraps.com/download.php

Configurações gráficas (copie exatamente como está):

Imagem


Imagem


Seleção do carro e pista

Imagem


Imagem


Condições de pista (sessão Practice – copie exatamente como está)

Imagem


Painel de controle Nvidia/AMD

Imagem


Defina o equivalente para o Painel de Controle AMD: 4xMSAA e "Substituir qualquer configuração do aplicativo".

A razão para a definição "MAX quadros pré-renderizados" para "1" no painel de controle Nvidia é garantir que a CPU não sofra gargalos de desempenho. Vai reduzir sua utilização da CPU, evitando que quaisquer núcleos cheguem a 100% de utilização durante o benchmark. Isso não acontece em todos os sistemas, mas ele pode ocorrem para alguns e para evitar qualquer possibilidade de isso acontecer completamente, os usuários Nvidia devem definir "Max quadros pré-renderizados" para "1" no painel de controle Nvidia. Aqui está um exemplo dos efeitos de utilização de CPU de "quadros pré-renderizados Max" no padrão de "1": O gráfico de cima “gargalou” meu desempenho e reduziu a média de fps. Algumas CPUs serão rápidas o suficiente para evitar que este problema aconteça simultaneamente, mas você ainda deve usar mesmo fora do benchmarking, uma vez que só pode ser um benefício para você, especialmente em outras condições de renderização que exigem mais CPU.

Imagem


Para os usuários da AMD: Abaixo estão as instruções para ativar equivalentes "quadros Max pré-renderizados" da AMD para "1". Por favor, faça isso para que possa evitar qualquer gargalo de CPU que possa afetar o desempenho do índice de referência.

Imagem


Homepage --> http://www.radeonpro.info/
Excelente guia que explica quase todos os recursos, com ilustrações --> http://www.radeonpro.info/manual/

Instruções de benchmarking:

Obs.: a fim de verificar o ganho de performance, é interessante fazer o teste abaixo ANTES e DEPOIS de quaisquer alterações.
- Depois de fazer tudo o acima, clique em "Race" no menu principal para entrar na sessão prática.
- Clique em "Race" para entrar no carro.
- Pressione a tecla "I" para permitir a condução pelo AI.
- Iniciar o FRAPS ao cruzar linha de saída do pit.
- Pare o FRAPS depois de cruzar a linha de chegada.
- Realizar pelo menos duas vezes para confirmar a consistência

Exemplos de resultados:

CPU: i5-2500K @ 4.3GHz
rFactor 2 Build: 860
Gráficos versão do driver: 344,16
Modo PCI-e: 2,0 x16 (recém-adicionado)
GPU: MSI GTX 970 Gaming 4G (overclock manual) - 1489 core / 1847 mem (+ 311 / + 95)
Tempo: 67564ms - Min: 108 - Max: 165 - Média: 138,121

Alguns resultados de referência para comparação de performance

CPU: i5-2500K @ 4.3GHz
rFactor 2 Build: 860
Graphics driver version: 344.11
GPU: GTX 770 (factory clock) - 1085 core/1750 mem
Time: 67174ms - Min: 77 - Max: 113 - Avg: 97.240
GPU: GTX 770 (manual overclock) - 1241 core/1852 mem (+156/+102)
Time: 67533ms - Min: 82 - Max: 121 - Avg: 103.505

CPU: i5-2500K @ 4.3GHz
rFactor 2 Build: 860
Graphics driver version: 344.16
GPU: GTX 970 (factory clock) - 1178 core/1750 mem
Time: 67ms - Min: 98 - Max: 145 - Avg: 123.077
GPU: MSI GTX 970 Gaming 4G - 1291 core/1750 mem (+113/+0)
Time: 67548ms - Min: 102 - Max: 153 - Avg: 128.901
GPU: MSI GTX 970 Gaming 4G (manual overclock) - 1489 core/1847 mem (+311/+95)
Time: 67595ms - Min: 108 - Max: 165 - Avg: 138.146

CPU: I7 920 @ 3.5GHZ
Rfactor build 860
AMD driver 14.30.1005-140827a-175330E
GPU: Gigabyte AMD 7990 6GB 1000 core\1500 mem
Frames: 8421 - Time: 67923ms - Avg: 123.979 - Min: 101 - Max: 143

CPU: i5-3570K @ 3.6GHz
rFactor 2 Build: 860
Graphics driver version: 344.11
GPU: MSI Gaming GTX 970 - 1316 core/1752 mem
Time: 66800ms - Avg: 148.129 - Min: 121 - Max: 169

CPU: I7 4790k 4Ghz
GPU: Zotac GTX 970 1227mhz Core/1753mhz mem
rFactor 2 Build: 860
Graphics driver version: 344.16
Avg: 145.375 - Min: 122 - Max: 164

CPU: i7-4770K @ 4.3GHz
rFactor2 Build: 860
Graphics driver version: 344.11 WHQL
GPU: EVGA GTX 980 SC default clocks (Core 1240MHz, Est. boost 1342MHz, Actual 1354/1366MHz, Mem 3506MHz)
Frames: 11511 - Time: 66004ms - Avg: 174.399 - Min: 142 - Max: 199
GPU: EVGA GTX 980 SC +100MHz (Core 1340MHz, Est. boost 1442MHz, Actual 1441/1454MHz, Mem 3605MHz)
Frames: 12358 - Time: 67657ms - Avg: 182.657 - Min: 148 - Max: 209
GPU: EVGA GTX 980 SC +125MHz (Core 1366MHz, Est. boost 1467MHz, Actual 1479/1491MHz, Mem 3630MHz)
Frames: 12328 - Time: 67455ms - Avg: 182.759 - Min: 145 - Max: 210

CPU: i7-4770K @ 4.3GHz PCIe 3.0 x 16
rFactor2 Build: 860
Graphics driver version: 344.11 WHQL
GPU: EVGA GTX 980 SC default clocks (Core 1240MHz, Boost 1380MHz, Mem 3506MHz)
Frames: 11965 - Time: 67564ms - Avg: 177.091 - Min: 144 - Max: 202
GPU: EVGA GTX 980 SC overclocked (Core+160Mhz, Mem+500MHz) (Core 1400MHz, Boost 1540MHz, Mem 4001MHz)
Frames: 13132 - Time: 67533ms - Avg: 194.453 - Min: 157 - Max: 223
Avatar do usuário
Fernando Garrido
Moderador Global
 
Mensagens: 2423
Registrado em: 18 Ago 2012, 03:14
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 340 vezes
Foi agradecido: 345 vezes

Re: [rFactor 2] Dicas para melhoria de performance/benchmark

Mensagempor Wilson Santos » 03 Mai 2015, 01:08

Segui o tutorial, mas no fim ele serve para 2 coisas apenas:

1) que vc verifique qual PCI está usando

orgulho do papai!! :D
Imagem

2) que vc faça um benchmark

A parte do benchmark, em que ele pede para alterarmos o "MAX quadros pré-renderizados" para "1", eu preferi não mexer, pois não quis fazer benchmark e não ficou claro se isso era bom para performance ou se era regra para que os dados do benchmark fossem mais confiaveis. Fiz as outras mudanças e não notei mudanças aparentes. Melhor não mexer em time que tá ganhando pois em se tratando de gráficos o meu rF2 está bem legal.
Avatar do usuário
Wilson Santos
Colaborador
 
Mensagens: 7596
Registrado em: 17 Jun 2012, 04:02
Agradeceu: 664 vezes
Foi agradecido: 679 vezes

Re: [rFactor 2] (Novas) dicas para melhoria de performance

Mensagempor Fernando Garrido » 20 Out 2015, 19:36

Essas eu testei e aprovei, ganhei em torno de 30(!) frames com essas simples mudanças.

Tópico original: http://isiforums.net/f/showthread.php/22793-Large-Framerate-Boost-w-Practically-No-Image-Quality-Loss

"Tentando rodar rFactor 2 com configurações gráficas otimizadas, mas simplesmente não pode fazê-lo? Tente o seguinte:

Essas configurações (especialmente # 2, # 3 e # 4) são "ouro" e transformaram a minha experiência de jogo. Eles não mudam a qualidade visual - para mim - porém realmente impulsionam meus framerates, e, portanto, toda a experiência global! Graças a estas configurações, eu posso manter tudo o mais absolutamente otmizado.

1. Anti Aliasing (Nvidia) - 8xCSAA em vez de 4xAA / 16xCSAA em vez de 8xAA
- Ligeiramente melhor desempenho e qualidade de imagem. Acesse a configuração do Painel de controle Nvidia ou Nvidia Inspector, em seguida, certifique-se de também definir "modo de suavização" para "substituir as configurações de aplicativos" em vez de "aplicação controlada", e certifique-se o anti-serrilhamento na tela do rF2 está definido como "None" . Se estiver usando AA próprio do rF2, então eu acredito que seja Nível 2 = 4xAA, Nível 3 = 8xCSAA, Nível 4 = 8xAA, e Nível 5 = 16xCSAA, mas não estou certo sobre isso, pode ser diferente, com diferentes GPUs (780 Ti, aqui).

2. Shadows - "High" (4/5)
- Visualmente falando, dificilmente você vai notar uma diferença entre este cenário e "Max". Eu não percebi isso, eu precisaria fazer comparações lado a lado para perceber, mas a certeza de fazer a obter melhores taxas de quadros (especialmente a coerência global ao redor da pista).

3. Sombra Blur - "Fast" (2/4)
- Claro que não tão agradável como "Qualidade" (lvl 04/04), mas também ajuda a ficar com agradável framerate e é dificilmente perceptível quando você está realmente jogando (a menos que você jogar a partir de uma cam perseguição ou cam exterior, por exemplo.). Por estranho que pareça, Fast (2/4), na verdade, parece um pouco melhor do que "Optimized" (3/4) de acordo com testes anteriores (a partir de uma compilação ou 2).

4. Filtragem anisotrópica - "8x" (5/6)
- Você quase certamente não vai notar a diferença da qualidade visual entre 8x e 16x (embora você vá notar com 4x), e você também vai muito provavelmente não obter uma melhora no framerate quando rodando em seu próprio país, mas o teste mostra bons improvements framerate quando vários carros estão na tela (especialmente no início, durante o primeiro par voltas, os lotes de carros na tela de uma vez durante um replay, etc.).

Essas configurações são a diferença entre o meu framerate e e gagueira ir para tão baixo quanto 45 fps / olho (total de 90 fps - Eu uso Nvidia 3D Vision 2), e tê-los a 60 fps / olho (total 120 fps). Talvez algumas gotas raras a 58 fps / olho (116 total) ou algo assim, mas quase. Isso é um ganho muito grande para 3 configurações que literalmente não fazem qualquer diferença de qualidade de imagem para mim, em tudo - e isso é ao usar telas triplo c / multiview!

Se você ainda quer levantar suas framerates sem baixar nenhum gráficos do jogo, então você tem mais 2 opções (eu recomendo a todos para fazer nº 5, independentemente!).

5. Pre-renderer Frames - "1" - No Painel de Controle Nvidia (Nvidia ou Inspector, eu recomendo Inspector uma vez que tem mais ajustes e configurações), selecione seu perfil rF2, altere a configuração (não se esqueça de acertar Aplicar / Salvar / OK). Além de fps adquirida na Rf2, este também irá diminuir a latência de entrada para a maioria dos usuários

6. Em Nvidia Inspector defina o seguinte (eu acredito que você só pode ajustar dois dos seguintes no padrão Painel de controle Nvidia, no entanto, pode dar o mesmo resultado - mas eu não estou 100% certo, então eu uso Nvidia Inspector apenas para ser seguro):
- Filtragem de textura - otimização anisotrópica de filtro: ON
- Filtragem de textura - otimização anisotrópica de amostra: ON
- Filtragem de textura - Qualidade: ALTO DESEMPENHO
- Filtragem de textura - otimização trilinear: ON

Ainda quer mais framerates enquanto dificilmente afeta a qualidade da imagem?

7. Circuito Detalhe - "High" - Pode conseguir um framerate maior e mais consistente ao redor da pista ou em pontos específicos ao redor da pista onde você pode experimentar quedas de framerate. Você pode notar algum solo distante objetos não mostrando mais, mas é uma quantidade muito pequena de material, e, geralmente, muito fora na distância, em vez de real material de via. É um decréscimo muito, muito pequeno qualidade de imagem para a quantidade de potencial framerate aumentar ele pode trazer em determinados PCs e certas faixas.

8. Adversário Detalhe - "Medium" ou "alta" - pode melhorar framerates quando corridas contra outros adversários, incluindo possíveis melhorias grandes de framerate quando correndo contra muitos adversários.

Estas melhorias vão dar-lhe um muito, muito bom impulso nos frames do rFactor 2 sem afetar nada a qualidade da imagem em tudo.

Agradecimentos para apoiar rFactor 2 e ISI (Image Space Incorporated)! Corra feliz!"
Avatar do usuário
Fernando Garrido
Moderador Global
 
Mensagens: 2423
Registrado em: 18 Ago 2012, 03:14
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 340 vezes
Foi agradecido: 345 vezes


Voltar para rFactor | rFactor 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante