Página 1 de 1

[rf1] Duvida sobre Force Feed Back

MensagemEnviado: 07 Jul 2015, 19:37
por marciomsalles
Olá,

Sou novo no fórum, tenho umas duvidas em relação ao ffb . Pois bem, gostaria de saber qual é a configuração do force ideal para rfactor 1, pois o force dele as vezes deixa a desejar, diferentemente do "race 07" onde temos opções mais detalhadas sobre o mesmo. E também qual seria o valor mais realista, pois não me adapto bem a valores de ffb "alto" como 100%, sinto cansaço e as vezes dores nas costas no outro dia e também percebo em algum videos onboard no youtube de corridas GT (vida real) por exemplo que o volante é bem levinho, parece até brinquedo as vezes pela maneira como eles giram tão rapidamente.. então fico sem entender porque a galera me recomenda o ffb forte onde até para manobrar no boxes fica duro demais parecendo um tank de guerrra rs! qual a lógica da física por de trás do ffb pois fico sem saber o caminho correto a seguir. Espero não ter sido muito confuso com a dúvidas..

obs: já tenho alguns meses de simulador( uns 4 a 5 meses), meu volante é DFGT, e não sei digirir na vida real. Me lembro que o cansaço era bem maior no começo, usava 50% (intensidade global) depois subir pra 60% e atualmente uso uns 70% as vezes 80% .. não percebo muita necessidade, só as mãos ardendo depois de 15 voltas kkk mas queria a opinião dos mais experientes.

Abraços!

Re: [rf1] Duvida sobre Force Feed Back

MensagemEnviado: 08 Jul 2015, 21:31
por Fernando Garrido
Olá Márcio!

Recomendo a leitura deste tópico: http://www.clubedovolante.com/forum/viewtopic.php?f=83&t=1401. Embora um pouco extenso e focado um pouco mais no rFactor 2, com base nesse artigo é possível esclarecer as principais dúvidas referentes as FFB de praticamente qualquer simulador. Após a leitura e aplicando as técnicas descritas, se ainda assim seu FFB não se comportar como deseja, informe as dúvidas que persistirem aqui que teremos prazer em ajudá-lo.

Re: [rf1] Duvida sobre Force Feed Back

MensagemEnviado: 09 Jul 2015, 12:48
por marciomsalles
Primeiramente obrigado pela resposta, em parte me ajudou a entender o funcionamento do ffb e os valores de força excessiva além de saturar o ffb como vemos no artigo, acredito que ffb forte causa também cansaço e desgaste ao equipamento, apesar de não ter visto nenhum lugar matérias a respeito. Bom, aproveitando o ensejo, o que me incomoda é não saber ao certo qual é o valor que possa utilizar para que fique mais realista em relação a "força de reorientação".. falo em relação a vida real ou aquela que fique melhor na condução do veiculo (ou não existe essa resposta?).
Sei q não é culpa do volante e sim do games ou mods.. as vezes ele fica duro demais , dando impressão que não é um carro de corrida moderno.. pois na vida real não vejo o mínimo esforço para esterce o volante! (vejo em vídeos onboard) e nem preocupação excessiva do piloto ao temer o carro rodar.. parece muito seguro dirigir um audi daqueles de gt em maior parte do tempo.. ao contrario de alguns mods ou simuladores que alguns carros de 100 cavalos é tão nervoso como de f1.. mesmo mexendo no ffb! rs.. é ai que para uma pessoa sem experiência como eu confunde na percepção e aprendizagem.. os simuladores e carros são extremamente heterogêneos.. será q é assim mesmo na vida real.. ou realmente não se pode confiar em todos os mods de rfactor? ou é o gtr evolution q ta errado ou vice-versa.. e minha outra duvida é em relação as dores que as vezes me causa depois de algumas voltas com valores altos.. se é costume? se tem vantagem em usar valor 100% de intensidade global ou não.. pq só percebo dores nas mãos e nas costas e vez de realismo e precisão e etc. Espero que eu tenha conseguido explicar minha duvida.

Desde já agradeço!

Re: [rf1] Duvida sobre Force Feed Back

MensagemEnviado: 09 Jul 2015, 20:43
por Fernando Garrido
Você falou em "força de reorientação". Sei que existe a opção para ativar isso no profiler do G25/G27 mas não sei se existe no DFGT pois nunca tive contato com esse volante. Se houver e estiver ativado, posso te garantir com 99% de certeza que isso é que está afetando sua experiência com o FFB. Desative imediatamente pois é um recurso completamente irrealista uma vez que ele mantém constantemente uma força contrária à que você está fazendo em direção às curvas. Esse recurso era uma forma de simular um efeito de resistência do volante que simplesmente não existe. Faça uma experiência num carro de verdade, se puder: com o carro completamente parado, esterce o volante uma ou duas voltas e veja o que acontece. O volante simplesmente permanece na posição em que deixar e só tende a retornar ao ponto inicial se puser o carro em movimento, por força do atrito das rodas com o chão que tendem a manter o carro em linha reta, posição em que as rodas oferecem menos atrito.

O sistema de "Reorientação de Força" simula esse atrito que faz o volante voltar ao ponto inicial mas o faz de forma errada pois não reconhece se o carro está parado ou em movimento, ele apenas faz força para o volante voltar ao centro em qualquer situação que girá-lo. Desativando o recurso ele vai permanecer na posição de esterço que deixar com o carro parado e irá simular corretamente o retorno do volante à posição central na medida em que o carro percorre uma curva, e esse é o comportamento esperado num carro real. Esse recurso era utilizado em "eras mitológicas" quando os jogos não simulavam as forças de atrito entre pneus e asfalto (ou o faziam muito mal) e não enviavam sinais de FFB para os volantes contra-esterçarem nas curvas, por isso os próprios volantes faziam esse trabalho. Hoje em dia esse recurso dos volantes é totalmente desnecessário e é até meio estúpido os fabricantes ainda manterem-no nos profilers, poderiam ter extirpado essa opção nas atualizações dos drivers ao longo do tempo. Espero que seja isso que esteja influenciando no FFB, pois assim será bem fácil resolver.

Re: [rf1] Duvida sobre Force Feed Back

MensagemEnviado: 11 Jul 2015, 00:35
por marciomsalles
Então fiz meus testes e encontrei a opção que vc falou, ela vem desabilitada no driver da logitech q é o mesmo do G 27 e momo, então estou no caminho certo.. eu percebir q a física dos simuladores decente como rfactor desativa essas opções que n é necessário e só atrapalha, mesmo que eu queira habilita-las o rfactor não ler. Assim o volante realmente fica parado como no carro de verdade na hora que viro o volante nos boxes com carro fica com volante parado para o lado que virei, agora está correto. Mas percebo essas imersões com precisão no mod f1 ctdp 2006 e no IZOD IndyCar Series 2010, nos mods de GT também acontece só acho estranho o volante ta leve abaixo de 40 a 50km/h e depois disso fica muito duro e firme, eu precisando me esforçar pra girar o volante para q o carro vá para onde eu desejo. Ouvir dizer que um carro de rua a 130 km/h o volante fica leve, perigoso até pela sensibilidade, podendo até ocasionar acidentes.. falam q é culta da direção hidráulica.. então esses carro de corrida a direção é dura mesmo ou mod q exageram nas fisicas pra dificultar? Existe essa força nos pneus onde força a direção e deixa dura mesmo? Outra coisa que ajudou a melhorar foi mexer na forças pelo drive em vez de mexer pelo jogo, deixo no rfactor -100 por exemplo e no profile eu configuro pra 70%.. sinto um feeling mais realista do que anteriormente como eu fazia, colocava tudo em 100% no profiler e depois sapecava -70 no rfactor.. perdia mais detalhes..

Grato. :pilotar:

Re: [rf1] Duvida sobre Force Feed Back

MensagemEnviado: 11 Jul 2015, 13:02
por Fernando Garrido
O F1 eu não sei dizer mas os carros da Indy reais tem direção hidráulica e alguns dos melhores mods recriam o efeito desse tipo de acionamento de direção nos mods. Eu tô tentando eliminar algumas opções de acordo com o que você vem relatando e agora vi você falando desse esforço no volante acima de uma determinada velocidade. Existe uma opção de regulagem chamada "Sensibilidade de velocidade" no menu "Taxas do controlador", você pode reduzir a zero muitas taxas ali (vá testando uma por uma) pois não se aplicam ao volante, só pra quem usa teclado.

Sugestões de leitura complementar que acho que podem te ajudar: http://ligacbr.com/forumcbr/viewtopic.php?f=2&p=32561 ; http://isiforums.net/f/showthread.php/614-rFactor-Better-FFB-Tutorial~

Abraço e vai postando as novidades!

Re: [rf1] Duvida sobre Force Feed Back

MensagemEnviado: 12 Jul 2015, 14:53
por marciomsalles
Pois é Fernando, acredito q essas opções do tc, da sensibilidade, não faça efeito pois mexi nelas e não muda nada demais, acho q aquilo também deve servir para aumentar imersão visual do simulador.. Bom, pelo q pude pesquisar descobrir que a direção hidráulica hj em dia é do tipo progressiva, ela faz com que a direção seja mole baixa velocidade ou carro parado e a deixa dura conforme vai acelerando o carro, claro que provavelmente cada carro tenha uma força diferente e velocidade diferente e isso deve servir de paramento na hora de adquirir um veiculo. Você poderá da uma olhada nisso para confirmar, então pressuponho que é normal a física no simulador fazer isso! no mod do VW Lupo Cup 2003 1.00, o volante fica leve nos boxes.. muito leve mesmo, quase parecendo q o volante está com ffb desligado.. mas conforme vai acelerando vai sentido os pneus e a direção começa a ficar mais dura, a partir de 140km/h já não se nota muita dureza, deixando o carro um pouco mais tenso na hora de pilotar em alta velocidade, acredito q é a característica deste tipo de carro de rua, tração dianteira e tal, ao contrario de um carro Porsche da vida, como audi r8 onde em alta velocidade noto mais firmeza na direção até uns 260km/h, bem firme na pista, logicamente acima disso já começa a ficar mais perigoso e por fim os de f1, a 300km/h fica duríssimo ao ponto de deixa qualquer um com medo de tentar vira-lo sem tirar o pé do acelerador antes rs, é onde mais se esforça .. mas como é em linha reta é normal.. nas curvas sempre entramos mais lento, onde o volante vai está mais leve. Acredito que seja normal mesmo, onde cada carro trará uma força diferente, onde um carro de 100 cavalos é menos cansativo de pilotar e outro de seus lá 600 é muito mais difícil e a direção provavelmente é mais pesada mesmo, não é atoa q não é para qualquer um.. pelo visto terei treinar, acostumar e pegar mais leve, dar menas voltas e ir descansando mesmo.. como qualquer atividade motora, no começo é osso, depois vai acostumando. Mas espero sua opinião. :malhar:

Obrigado!

Re: [rf1] Duvida sobre Force Feed Back

MensagemEnviado: 12 Jul 2015, 16:22
por Fernando Garrido
Sim, a questão da direção hidráulica progressiva existe mesmo em muitos carros, tanto de rua como de corrida. Olha, regulagem de FFB é uma coisa um tanto pessoal e que se adquire mais sensibilidade de acordo com o tempo, como você menciona que está chegando agora nesse mundo do AV, o que posso sugerir para adquirir experiência um pouco mais rápido é testar todos os mods que puder, outros jogos de corrida também para adquirir outros parâmetros de simulação. Assim aos poucos você vai adquirindo uma percepção mais apurada das sensações que cada carro, pista, mod e jogo pode proporcionar e em breve poder avaliar o que há de melhor em cada um deles, principalmente em relação ao FFB que é um dos itens que mais se destaca entre os simuladores.

Enviado de meu p4wifi usando Tapatalk