MoTec no rFactor 2

MoTec no rFactor 2

Mensagempor Fernando Garrido » 15 Jan 2016, 20:56

A Wikipedia define “simulador” como “(...) um aparelho/software capaz de reproduzir e simular o comportamento de algum sistema. Os simuladores reproduzem fenômenos e sensações que na realidade não estão ocorrendo. Um simulador pretende reproduzir tanto as sensações físicas (velocidade, aceleração, percepção de paisagens) como o comportamento dos equipamentos da máquina que se pretende simular (...). Para simular as sensações físicas pode-se recorrer a complexos mecanismos hidráulicos comandados por potentes computadores que mediante modelos matemáticos conseguem reproduzir sensações de velocidade e aceleração. Para reproduzir a paisagem exterior são empregados projeções de bases de dados de terreno (paisagem sintética).”

Desta definição podemos depreender que todo simulador de corridas de automóveis pretende replicar virtualmente as variáveis e condições de condução de veículos em ritmo de competição nas mais variadas categorias. Como exposto acima, os modelos matemáticos utilizados nos simuladores baseiam-se em variáveis observadas no mundo real, portanto, elas estão inseridas na programação do software de simulação e podem ser extraídas do mesmo de forma que possamos compreender o que acontece em quase todos os itens que atuam no comportamento de um veículo. Com um programa apropriado para gravar estas informações e outro para interpretá-las, podemos utilizar até mesmo um software usado no mundo real do automobilismo para nos ajudar a montar os setups dos nossos modelos virtuais. Eis que alcançamos o objetivo deste tópico, que é demonstrar como instalar e utilizar o plugin de aquisição dos dados (DAMPlugin) e instalar o software interpretador destes dados (MoTec i2 Standard) para apoiar a elaboração de setups no rFactor 2.

1. Plugin

O primeiro passo é instalar o DAMPlugin, que à época da elaboração deste tutorial encontra-se na sua versão 074a. Neste tópico do fórum oficial da ISI é possível baixar sempre a mais nova versão do plugin. Recomenda-se “favoritar” o endereço para visitas futuras pois quase sempre que o simulador é atualizado (nova build) o plugin deixa de funcionar, sendo necessário baixar novamente a versão mais atual que o programador disponibiliza. Após baixá-lo, basta descompactá-lo na pasta de sua preferência e executá-lo; o plugin não necessita de instalação no computador, ele irá apenas instalar automaticamente no seu simulador o plugin de aquisição de dados bastando indicar o caminho de instalação do mesmo. Clique no botão “Add”, busque e selecione a pasta raiz do rFactor 2, clique no botão “Selecionar pasta” e de volta à janela principal do plugin clique em “Install”. Acima deste botão deverá aparecer a inscrição “Plugin v0.7.4 installed”, sinalizando que a instalação foi bem sucedida.

Imagem

Nota: nas versões futuras do plugin, quando for necessário instalá-las, quando você rodar o novo plugin você deverá clicar em “Uninstall” para que o plugin antigo seja automaticamente desinstalado do simulador. Isto feito, basta logo depois clicar em “Install” que a nova versão será instalada também automaticamente. Muito prático.

O plugin deverá criar uma pasta chamada “LOG” na estrutura de diretórios do rFactor 2, onde serão salvos os arquivos de aquisição de dados que serão posteriormente abertos no MoTec i2.

Antes de instalarmos o MoTec, é necessário verificar o funcionamento do plugin. Execute o rFactor 2, vá em “Options”, depois em “Plugins” e verifique o status do DAMPlugin. Se estiver “On”, está tudo certo e você já poderá entrar na pista para gravar suas voltas. Escolha o carro e a pista e quando sair da garagem para andar com seu carro você deverá ouvir uma voz masculina dizendo “Data Logging Enabled”, o que significa que o plugin já está registrando todas as informações do seu carro. Se quiser aproveitar para já gravar 3 ou 4 voltas antes mesmo de instalar o MoTec não há problema algum, vá em frente (aliás é até recomendado, para que assim que instale o MoTec já tenha algum arquivo para abrir e conferir seu funcionamento).

Nota: posteriormente, caso queira dar algumas voltas sem compromisso apenas para testar alguma pista, carro ou mod e não queira gravar o log das voltas (os arquivos não são pequenos, dependendo do número de voltas realizadas em sequência podem chegar na casa das várias dezenas de Mb), basta desativar temporariamente o plugin apertando Ctrl+M. Você deverá ouvir “Data Logging Disabled” e logo após “Log Building Finished”, a mesma informação de quando você sai da pista dando a conhecer que o plugin terminou a gravação de um arquivo de log.

Plugin funcionando, é hora de partir para o MoTec.

2. MoTec i2 Standard

Este programa pode ser baixado diretamente do site da MoTec. Role a tela até a seção “Data Analisys” e baixe o “i2 Standard 1.1.1.0364” (versão atual no momento de elaboração deste tópico).

Nota: o i2 Pro, disponível no mesmo local, é uma versão paga do mesmo programa, que disponibiliza mais dados e oferece alguns recursos adicionais. Entretanto, o i2 Standard supre com excelência todas as nossas necessidades de pilotos virtuais, pois todas as informações que o simulador disponibiliza podem ser interpretadas pela versão Standard. Se determinada informação não é mostrada pelo MoTec, a limitação é do plugin que não grava essa informação por algum motivo ou do simulador que não tem essa variável em sua programação (ex. funcionamento de uma Sonda Lambda). Portanto, comprar a versão Pro, para uso exclusivamente em simuladores, acaba sendo puro desperdício de dinheiro.

Após o download, é hora de instalar, escolha a pasta que desejar e siga os passos de sempre (Next, Next, Ok, Ok etc.). Ao executar o MoTec, teremos a seguinte tela:

Imagem

“Workspaces” são, em tradução literal, espaços de trabalho. O i2 já vem com 4 espaços de trabalho pré-configurados contendo as informações mais relevantes para 4 tipos diferentes de competição: corridas em circuitos (Circuit Workspace), com resultados baseados em tempos de volta; corridas de arrancada (Drag Workspace), com resultados baseados em velocidade máxima e aceleração; corridas de rally (Rally Workspace), baseado em informações mais específicas para esse tipo de competição; e finalmente “Engine Workspace”, voltado para “fine tunning” de motores, com informações específicas para acompanhamento de cada detalhe do funcionamento do motor do carro. Recomendo “Circuit Workspace” pois é o mais adequado ao tipo de competição que participamos, com informações mais pertinentes às nossas necessidades.

Feito isto, vamos abrir o log e começar a “fuçar” o carro. Clique em “File”, depois “Open log file”, busque a pasta LOG, selecione o arquivo gravado e clique em “Open”.

Imagem

Se aparecerem os gráficos, mapa da pista, barras coloridas, números e mais números, é sinal de que seu arquivo foi importado com sucesso e você já pode começar a analisar suas voltas com o MoTec.

Imagem

Futuramente serão postadas algumas dicas para configuração dos gráficos para melhor visualização das informações. Como sempre, a contribuição dos nossos usuários e colaboradores com novas informações é incentivada para que este tópico possa tornar-se referência para quem busca saber um pouco mais sobre os assuntos MoTec e setups.

:pilotar: :pilotar: :pilotar:
Fernando Garrido
Moderador Global

Agradeceu: 340 vezes
Foi agradecido: 345 vezes

Re: MoTec no rFactor 2

Mensagempor Tiago Diniz » 18 Jan 2016, 15:18

Esse ae eh o cara!! Qdo tiver um tempinho testarei. Valeuu
Tiago Diniz
Organizador de Campeonato

Agradeceu: 9 vezes
Foi agradecido: 47 vezes

Mensagempor Tiago Diniz » 19 Jan 2016, 17:57

Consegui instalar e deu certo. Tu é o cara do RF2. Valeuuu!
Falta agora tempo para poder brincar, hehehe!
Tiago Diniz
Organizador de Campeonato

Agradeceu: 9 vezes
Foi agradecido: 47 vezes

Mensagempor MOCOCA81 » 19 Jan 2016, 18:49

Eu uso, ou melhor, tento usar o Atlas da Mclaren Eletronics. Os programas são um pouco diferentes, mas a maior dificuldade deles acho que é a mesma: gerar gráficos úteis, com informações que você consiga usar para melhorar o carro. Depois de fuçar bastante eu criei meu próprio workbook, no qual eu consigo ver as seguintes informações:

1) gráfico com temperatura dos quatro pneus, medida em três pontos diferentes da banda de rodagem pelo infravermelho
2) historiograma da velocidade dos amortecedores
3) historiograma da deflexão dos amortecedores
4) gráfico com a aceleração vertical, pra comparar se as mudanças na suspensão levaram o carro a pular mais ou menos
4) gráfico com as forças G
5) um gráfico da forma de colunas que mostra a altura do carro nas quatro rodas no ponto em que estiver o cursor. Esse aparece sempre no canto, mesmo quando mudo as telas
6) mapa do circuito

Depois que montei tudo isso pensei: ótimo, agora vou andar com o carro e em minutos já saberei o que está de errado com ele. Que nada! Descobri que interpretar essa porcaria toda é o verdadeiro desafio. Até agora eu ainda estou na fase de aprendizado, na qual mexo no carro com base no que sinto na pista e vejo na telemetria o que aconteceu. Mas por falta de tempo pra fazer tudo isso a minha evolução tá meio lenta. Se alguém estiver a fim de entrar nesse mundo e quiser trocar informações a respeito me avise. Acho que trabalhar em conjunto é mais produtivo.
MOCOCA81
Piloto CDV

Agradeceu: 52 vezes
Foi agradecido: 372 vezes

Mensagempor Fernando Garrido » 20 Jan 2016, 22:51

Você está exatamente no mesmo estágio que eu , Mococa. Também montei um workbook com todas as informações que acho importantes (isso pelo menos eu já estou dominando bem), os gráficos estão bem elucidativos, mapa funcionando direitinho, mas eu olho aquilo tudo e fico pensando quais os dados que devo analisar, que pontos dos gráficos mostram o que é que está errado no carro, enfim, preciso saber traduzir tudo aquilo em conhecimento para saber o que devo mexer no carro. Mas este post pode se tornar um ponto de partida para agregarmos estes conhecimentos e descobrimentos de cada um e assim começarmos a saber o que fazer com as informações mostradas no MoTec/Atlas. Acho que em breve teremos pontos a trocar aqui, tenho certeza.
Fernando Garrido
Moderador Global

Agradeceu: 340 vezes
Foi agradecido: 345 vezes

Mensagempor Wilson Santos » 11 Fev 2016, 02:18

instalei hj e passarei a usar essa bagaça pra tentar melhorar meu desempenho no EGT do rF2. Vamos ver o que eu consigo lucrar com esse tal de motec. :D
Wilson Santos
Colaborador

Agradeceu: 664 vezes
Foi agradecido: 679 vezes

Mensagempor Marcos Furriel » 23 Fev 2016, 01:42

Pessoal, criei um Projeto voltado ao RF2 com algumas informações que não vem no projeto original do Motec para "Circuit".
Um Projeto é como se fosse uma espécie de "Template".

Segue o link: https://mega.nz/#!k112RB4I!p--IGGDk2Od5McHLLrVGTU_90EUAEdSsO7boDtLXbRQ

Quem já está com o Motec e o DAMPlugin instalados, basta abrir o arquivo Project que está dentro da pasta RFactor-Projeto.
E substituir o arquivo DAMPlugin.ini que está na pasta ../UserData/PlayerName/ pelo que está no arquivo .rar que eu fiz.

Lembrando que esse projeto não irá gerar alguns gráficos para logs antigos feitos com o arquivo DAMPlugin.ini velho.

Obs:
Algumas coisas eu não consegui fazer funcionar como os GEARS e os Amortecedores.
Caso alguém queira tentar melhorar o projeto/template fique a vontade.
Marcos Furriel

Agradeceu: 99 vezes
Foi agradecido: 151 vezes

Mensagempor Wilson Santos » 03 Mar 2016, 22:28

Show!!

Baixado!
Wilson Santos
Colaborador

Agradeceu: 664 vezes
Foi agradecido: 679 vezes

Mensagempor Edson Archela » 04 Mar 2016, 09:24

Já perdi horas tentando acertar as molas pelo motec. Puro desperdício de tempo, nem olho mais. É impossível tirar alguma informação útil já que você não tem a informação do curso disponível. Como ser se a mola chegou no fim? Não dá.

Edson Archela
Piloto Licenciado

Agradeceu: 1 vez
Foi agradecido: 4 vezes

Mensagempor Willian Martins » 04 Mar 2016, 09:41

Edson, ai o problema está no seu workbook e nos gráficos que vocês estão usando. eu tenho um que usa histograma para medir isso e é pura mão na roda. Vou procurar aqui e te falo.
Willian Martins
Moderador Global

Agradeceu: 140 vezes
Foi agradecido: 224 vezes

Próximo

Voltar para rFactor | rFactor 2