[Tutorial] Faça o seu cockpit de PVC

[Tutorial] Faça o seu cockpit de PVC

Mensagempor Wilson Santos » 27 Dez 2013, 00:18

Imagem

Este projeto foi obtido no fórum da Inside Sim Racing e foi elaborado pelo usuário de nome simul8r. O projeto começou bastante simples e até recebeu um episódio no programa americano, mas depois recebeu uma série de upgrades. Como recentemente eu fiz o meu cockpit junto com o William Pontes, resolvi trazer as informações sintetizadas (o tópico tem mais de 40 páginas) e em nosso idioma em conjunto com a nossa experiência obtida para a galera do Clube do Volante. Iniciamos então com um pequeno review:

!
Prós:

>> Custo benefício
>> Beleza
>> Cockpit completo
>> Completamente customizável
>> O prazer de construir
>> Permite modificações e adições posteriores

!
Contras:

>> Não é dobrável e ocupa bastante espaço (mas existem manhas)
>> É trabalhoso de se construir
>> Alguns ajustes são limitados, como o de altura do volante por exemplo, e dão mais trabalho de se configurar ou modificar quando comparados aos modelos vendidos prontos

Conclusão:

É de longe uma das opções mais bonitas e baratas que se tem disponível. Engana-se quem pensa que é frágil. Não é. Dá um trabalho montar, mas isto não é problema para quem gosta de construir e fazer as coisas por conta própria. Apesar de possuir manhas, trata-se de um equipamento que irá consumir espaço e não possui as opções de dobrar para guardar no cantinho da casa como alguns modelos vendidos prontos.

O que você vai precisar:

!
Básico
1) Tubos e conexões de PVC 50mm (veja as quantidades no projeto abaixo): tubos de água soldáveis (figura abaixo). Eles são marrons e são bem mais resistentes do que os destinados ao esgoto.
Imagem

Não confunda com este: Imagem

É este aqui: Imagem

2) MDF para a base do banco, volante e para o câmbio
3) Abraçadeiras (1. 1/2) e parafusos para fixar o MDF nos tubos
4) Banco (recomendo comprar um banco de carro no ferro velho. Dá para conseguir coisas excelentes numa faiza de R$100,00. Basta procurar!!
5) Rebites para fixar os tubos

!
Opcionais:
5) Tinta para pintar o cockpit (recomendo usar cor fosca e não brilhante)
6) Adesivo de fibra de carbono para cobrir o MDF
7) Velcro para proteger o PVC de arranhar com as abraçadeiras e com o contato com as paredes
8) Tapete ou rodinhas para a base do cockpit não tocar diretamente no chão. (Pode ser usado velcro aqui também)

!
Ferramentas necessárias
9) Ferramenta de corte para o cortar os tubos.
10) Alicate rebitador
11) Ferramentas óbvias como pincel para pintar, chave de fenda e etc....

O Projeto

ImagemImagem

Dicas:
1) Algumas trenas e fitas métrica possuem marcação em polegadas, portanto não se preocupe quanto a esta conversão. Na pior das hipóteses utilize um conversor na internet para saber as medidas em centímetros.
2) O projeto original era mais simples, este já contém o upgrade para a versão 2 deste cockpit. Veja abaixo as imagens:
Versão 1: OBS(Se atente a disposição dos tubos, cuja base do volante é simples. O MDF é colocado de forma opcional) Imagem
Versão 2: Este é o projeto que vc vai construir, com a base do volante melhorada. Imagem

Passo a Passo...

1) Corte todos os tubos e separe por tamanho.
Imagem
Imagem
Imagem

2) Monte o cockpit e veja se tudo se encaixa. (OBS: Não aperte muito pois soltar depois é difícil)
Imagem
Imagem

3) Desmonte e prepare-se para fixar as peças definitivamente.

4) Algumas pessoas preferem fixar as partes com cola, mas nós preferimos fazer com rebite:
Exemplo de como o rebite se encaixa no tubo
Imagem
Imagem

>>>4.1) Fure o tubo com a furadeira
Imagem

>>>4.2) Fixe os rebites com o alicate rebitador
Imagem
Imagem

Assim que a parte de rebite terminar, considere a parte que concerne aos tubos terminada. Agora é tratar do MDF e do acabamento.

5) Tire as medidas do seu volante, dos furos e suas localizações. Tire também a medida do MDF que vai querer. Após cortar e furar o MDF, chega o momento de testar as medidas e ver se tudo está bem (alturas, posições e encaixes) antes de iniciar o acabamento.

Imagem
Imagem
Perceba que o banco está apenas apoiado. O encaixe dele é um item a parte
Imagem

6) Chegou a hora de fixar o banco. Nesta etapa, é importantíssimo que vc tenha feito os testes do item 5 e já saiba a altura ideal do seu banco. Dependendo da pessoa, basta encaixar o banco diretamente nos tubos base. Isto depende do seu modelo de volante também. Este cockpit é idealizado pensando no G27. No meu caso, que uso o T500 RS, fui obrigado a subir o banco devido ao tamanho do volante.

>>>6.1) Fixei duas ripas de madeira a base do cockpit. Estas ripas foram compradas com a medida já tendo sido feita anteriormente. ;)
Imagem

>>>6.2) Depois medi a posição dos furos do meu banco e os encaixei numa grande MDF que serviu de base:
Imagem
Imagem

7) Acabamento inicial

>>>7.1) Pinte o cockpit (Perceba que eu dividi o meu em 2 partes para passar na porta e nos corredores da minha casa)
Imagem
Imagem

>>>7.2) Pinte o MDF e faça um acabamento com adesivo de fibra de carbono
Imagem
Imagem

8) Acabamento Final: Agora é a hora de levar tudo para o seu canto e montar a bagunça (Atenção!! Esta parte é demorada. Portanto, faça com calma ;) )
Imagem

>>>8.1) Coloque velcro nas partes que podem ter contato com paredes ou com as partes que tem contato com abraçadeiras.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

>>>8.2) Escolha um tapete ou rodinhas para não apoiar o seu cockpit direto no piso
Imagem

>>>8.3) Prepare o suporte do câmbio: O corte das madeiras e a maneira como irá fixar depende de gosto e de qual equipamento vc possui. Como o projeto original é para o G27, o câmbio ficaria assim:
Imagem

9) Agora é curtir o seu novo cockpit correndo conosco no Clube do Volante!! :pilotar:

Antes e Depois...

Antes: Banco solto e Cockpit Águia Toys
Imagem

Depois:
Imagem

Depois do Depois: :D Aproveitei a empolgação e lancei logo 3 telas para completar o brinquedo. :primeiro:
Imagem
Wilson Santos
Colaborador

Agradeceu: 663 vezes
Foi agradecido: 679 vezes

Re: [Tutorial] Faça o seu cockpit em PVC

Mensagempor Guilherme Pereira » 27 Dez 2013, 00:36

Tava assistindo carrossel na foto do Águia Toys? kkkkkk
Adaptou o cambio do G27 pro T500???? Oloco rapaz! rs
Show hein, parabéns. :D

EDIT: Tenho uma idéia, será que dá pra fazer com Bambu??? kkkkkkk :rindo:
Guilherme Pereira

Agradeceu: 13 vezes
Foi agradecido: 42 vezes

Re: [Tutorial] Faça o seu cockpit de PVC

Mensagempor j0p4 » 27 Dez 2013, 09:15

Sensacional!
Qual foi o custo total?

j0p4

Agradeceu: 0 vez
Foi agradecido: 0 vez

Mensagempor williampp » 27 Dez 2013, 09:34

Tempo medio para cortes, lixamento,
Arrebitar, pintar e montar cerca de 12hs

Lembrando que optamos pelo rebite pois o acabamento fica bacana e num possivel caso de desmontagem e só cortar o arrebite e forçar para soltar.
Com a cola seria impossivel o desmonte.

Tinta o para pintura de preferencia para automotiva duco (duco nao é marca é formar que todo lojista conhece o produto). E solvente para diluir.

Bracadeiras são de 1 poledas e meia
Os pvcs são para encanamento de pressão
Com paredes de 3mm.

Todo processo é considerado facil
Desde que entendasse as medidas no plano.
Para upgrades, o ideal é ter pelo menos o basico montado para modificar o resto.

Minha modificação ficou no cambio onde segui o padrão automovel convencional cambio ao lado do banco rente ao acento e no suporte para os monitores :palmas:
Me adcione na steam click na assinatura
Imagem
williampp

Agradeceu: 17 vezes
Foi agradecido: 45 vezes

Mensagempor Ivan Herrmann » 27 Dez 2013, 13:57

PQP deve ter dado trabalho fazer esse tutorial!!! o suporte do seu cambio ficou igual ao meu..

Pessoal pode fazer o cockpit vale a pena, antes eu usava o cockpit aguia + uma cadeira de buteco e sofria nos endurance, já no cockpit de PVC com banco de carro é bem mais confortável..

Parabens Will

Ivan Herrmann
Piloto CDV

Agradeceu: 24 vezes
Foi agradecido: 3 vezes

Mensagempor wkoeller » 27 Dez 2013, 19:46

Qual foi o custo do material? MDF e tubos PVC. Estava pensando em fazer em módulos de Madeira.
É rígido? Vibra muito?

Fiou muito bom. Parabéns.

Abs
Koalla_RJ
William Koeller
wkoeller

Agradeceu: 116 vezes
Foi agradecido: 120 vezes

Mensagempor Wilson Santos » 28 Dez 2013, 12:58

@GGP,

Sobre o programa de TV que estava passando no SBT: É Big Band Theory seu engraçadinho... :deboche:

Sobre o cambio: Sim, comprei um cambio a parte e um adaptador na leobodnar. Agora uso o cambio do G27 no T500RS, mas só funciona no PC. :D

@j0p4,

cara eu gastei uns 400 reais incluindo o banco e algumas coisas opcionais. Se vc quiser montar o básico, ou seja, sem fibra de carbono, velcro e sem incluir o valor do banco vai custar uns 250 reais ou menos. Tudo depende do que vc tiver aí disponível e de sua ambição no projeto. Depende muito também do preço que vc vai conseguir no PVC.

@williampp,

meu parceiro de montagem. :primeiro:

Realmente o rebite além de deixar mais bonito (dá vontade de colocar só para decorar pois depois de pintado ficou lindo demais) possibilita a remoção, o que é impossível com a cola.

Depois traga fotos de como ficou o seu para a galera poder ver. ;)

@Herrmann,

deu um trabalhinho mas valeu a pena. rs... Tanto montar quanto postar o tutorial.. kkkk

mas eu estava devendo este post a mim mesmo... :anjo:

@Koalla,

eu também pensei em fazer com madeira, mas achei que o custo sairia muito caro e não encontrei nenhum projeto que me agradasse além do Ricmotech que eu não tinha acesso. Acabou surgindo a oportunidade do PVC e eu resolvi fazer. Como eu falei acima, gastei uns 400 reais incluindo tudo, até mesmo o banco.

Sobre a rigidez: Cara ele é mais rigido do que o Aguia Toys. O T500RS tem um force feedback poderoso e o cockpit segura a onda legal.
Wilson Santos
Colaborador

Mensagempor williampp » 28 Dez 2013, 13:09

sugue imagem dos meus upgrades

cambio
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

monitor

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

:professor:
Editado pela última vez por Wilson Santos em 28 Dez 2013, 13:16, em um total de 1 vez.
Razão: TAG Spoiler em galeria de fotos
Imagem
williampp

Mensagempor Wilson Santos » 28 Dez 2013, 13:20

Esse suporte dos monitores ficou muito bacana. Ficou 10 a maneira como vc colocou o cambio também. Quando eu comprar um cambio sequencial irei descer o meu H para esta posição... eu acho. rs...
Wilson Santos
Colaborador

Mensagempor williampp » 28 Dez 2013, 19:41

@ will
detalhe nas molas do cambio!
vou fazer um alongador no cambio pois nesse jeito ele esta sequencial

mais uma coisa agora que estou com a maquina certa(fresa)
vou tentar construir um acessório para o cambio já que o seu quebrou vou tentar inventar um
de fácil manutenção.
Imagem
williampp

Próximo

Voltar para 3.1.3 - Cockpits e Suportes